ExpoMAR 2024 amplia programação com piscicultura e atrai novos parceiros

Compartilhar

Durante a ExpoMAR 2024, o Simpósio Catarinense de Piscicultura reúne especialistas nacionais e internacionais para debater o futuro e emprego de novas tecnologias.

A piscicultura, setor que posiciona Santa Catarina entre os principais produtores do país, passa a ser um dos eixos da ExpoMAR 2024, junto com a pesca, maricultura e logística. A 2ª edição do evento, realizada de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí- SC, contará com Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Corredor do Sabor e Cozinha Show.
Inscreva-se: o credenciamento é gratuito mediante inscrição no site: https://expomar.com.br/inscricao

O Estado é referência nacional em produção de proteína animal e vem conquistando projeção no mercado de peixes cultivados - hoje já ocupa o 5° lugar no ranking brasileiro, com 56 mil toneladas/ano e um amplo potencial a ser explorado. Como a produção de alevinos, forma juvenil do peixe antes de ir para engorda, e que requer cuidados sanitários para levar a genética sem riscos sanitários de disseminar enfermidades, destaca a CEO da Expomar Eliana Panty “Santa Catarina é referencia sanitária em avicultura e suinocultura e pode investir na produção segura de peixes e alevinos para outras regiões, desde que mantenha um status positivo. Um mercado que cresce junto com o setor e que precisa aportar tecnologia para ganhar escala e garantir preços competitivos. Isso que vamos discutir na Expomar junto com produtores e cadeia de processamento”, destaca.

“A ExpoMAR une o ‘Povo das Águas’. Os setores de produção e captura são diferentes, mas trabalhamos todos em prol de um alimento saudável. A aproximação e a união, com compartilhamento de informações, só tem a somar”, pontua Ofélia Maria Campigotto, vice- presidente da Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq).

Para Ofélia, mesmo com os avanços produtivos registrados na última década, a piscicultura catarinense apresenta gargalos e desafios a serem sanados. Entre eles, a sanidade aquícola e a regularização da atividade praticada em viveiros e açudes junto aos órgãos ambientais e ao Ministério da Pesca e Aquicultura. As duas temáticas estão previstas na programação do Simpósio Catarinense de Piscicultura.

“Com a inclusão do segmento da piscicultura, vamos ampliar a pauta da ExpoMAR e debater questões de nutrição, sanidade, biossegurança, genética, entre outros. Fornecedores de tecnologias para o setor, como aeradores, tanque-rede e alimentadores automáticos, vão estrear na Feira de Negócios, trazendo soluções inovadoras para tornar a produção mais eficiente e sustentável”, afirma o presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin.

Realização e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Entidades como ACAC – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.

Dados do setor

  • Ranking nacional: Santa Catarina figura entre os principais produtores de peixe do Brasil. A produção de tilápia, principal espécie cultivada no Estado, ocupa o quarto lugar no ranking nacional - em 2022 foram produzidas cerca de 42 mil toneladas.
  • Geração de emprego e renda: O setor responde pelo emprego e renda de 31,2 mil famílias em SC: 3 mil deles atuando como profissionais e o restante - 28,2 mil - praticando a piscicultura de subsistência.

REALIZAÇÃO

IFC

CORREALIZAÇÃO

SINDIPI Univali FUNDEP

PATROCÍNIO

SEBRAE
Juntos pelo Agro
BRDE
Faes Senar

APOIO

Ministério da Pesca
Governo de Santa Catarina
Prefeitura Itajaí
FAO
ABIPESCA
CONEPE
FEPESC
IFSC
UFSC
Rumar