ExpoMAR em Itajaí/SC será vitrine da Pesca e Aquicultura brasileira

Compartilhar

A segunda edição do evento, focada no aumento do consumo e sustentabilidade terá Simpósio de Piscicultura como novidade

Maior polo pesqueiro industrial do Brasil, Itajaí recebe a segunda edição da ExpoMAR, de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí- SC. O evento reúne Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Corredor do Sabor e Cozinha Show. O credenciamento é gratuito mediante inscrição no site: https://expomar.com.br/inscricao

Os números expressivos da primeira edição – cerca de 2.500 inscritos, mais de 50 empresas expositoras, 18 horas de conteúdo e 55 palestrantes nacionais e internacionais– sinalizam que a ExpoMAR 2024 será ainda maior. Entre as principais novidades está a inclusão da piscicultura no eixo do evento, que ganhará um dia a mais de programação para englobar o setor, além da ampliação da área da feira em 40% e a aposta na gastronomia para apresentar a diversidade da produção pesqueira catarinense.

Nesta segunda edição o foco é o incentivo ao aumento do consumo, com o lançamento da Semana do Pescado 2024 e ações focadas em preparo que mostram a versatilidade e as opções saudáveis e nutritivas à base de pescados. O consumo brasileiro é de aproximadamente 10k/hab ano, mas a projeção mundial é de dobrar esse consumo.

A cidade de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina, responde por 55% do mercado nacional da pesca e abriga aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e a maior enlatadora da América Latina. Além da pesca, o Estado também é destaque nacional na produção de peixes. “Santa Catarina é o quinto maior produtor de peixes cultivados do Brasil, com mais de 56.100 toneladas e um amplo mercado a ser explorado. Com a inclusão do segmento da piscicultura na ExpoMAR, vamos ampliar a pauta da programação e atrair também a cadeia de suprimentos, nutrição, sanidade, biossegurança, genética, entre outros. Fornecedores de tecnologias para o setor, como aeradores, tanque-rede e alimentadores automáticos, vão estrear na Feira de Negócios, trazendo soluções inovadoras para tornar a produção mais eficiente e sustentável”, aponta o ex-ministro da pesca e presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin.

O objetivo da ExpoMAR é conectar todos os elos da cadeia produtiva da pesca, maricultura e piscicultura – empresas, governo, entidades, indústria, pescadores artesanais, armadores, maricultores, produtores de algas e academia– para discutir juntos pautas de conjuntura e estratégia, tendências e perspectivas relacionadas ao mercado, modelos de desenvolvimento, comércio, tecnologias e temas técnicos.

Das águas à mesa

A Feira de Negócios apresentará as novas tecnologias disponíveis no mercado da pesca, maricultura, piscicultura e logística, com a participação dos principais players, fornecedores da cadeia de suprimentos, prestadores de serviços, indústria (da produção ao processamento) e empresas de tecnologias. Além da geração de negócios, o espaço oportuniza network com tomadores de decisão e atualização das inovações dos setores.

Paralelo ao Congresso e à Feira de Negócios, haverá ainda duas atrações ligadas à gastronomia, que prometem atrair o público externo e também a rede varejista: a ‘Cozinha Show’, que trará chefs para mostrarem como explorar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense, e o ‘Corredor do Sabor’, com exposição e venda de produtos de empresas que produzem e processam pescados.

“Este ano o evento incorpora o varejo de bairro e food service, passando a gerar negócios também na ponta, mantendo-se como uma grande vitrine de toda a riqueza produzida pela pesca catarinense”, explica a CEO da ExpoMAR, Eliana Panty.

Para fechar a programação será servida “a maior paella do Brasil”, conforme adianta Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do SINDIPI. O tradicional prato espanhol com frutos do mar será preparado no encerramento do evento, no dia 11 de julho.

Realização e apoio

O evento é promovido pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região e Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Entidades como ACAC – Associação Catarinense de Aquicultura, ABIPESCA, PEIXE BR e CONEPE são apoiadoras da realização do evento.

REALIZAÇÃO

IFC

CORREALIZAÇÃO

SINDIPI Univali FUNDEP

PATROCÍNIO

SEBRAE
Juntos pelo Agro
BRDE
Faes Senar

APOIO

Ministério da Pesca
Governo de Santa Catarina
Prefeitura Itajaí
FAO
ABIPESCA
CONEPE
FEPESC
IFSC
UFSC
Rumar